Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



sábado, 18 de outubro de 2008

QUANDO DEUS DIZ NÃO?

Pois é a vontade de Deus, que pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos, como livres, e não tendo a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. 1 Pe 2.15,16



Confesso que alguns temas têm me chamado a atenção não somente pela sutileza que os acompanha, mas também pela ambigüidade ideológica. Já ouviu “Há momentos que Deus se cala”, “Trezentos anos de silêncio de Deus na história”, “Quando Deus sussurra seu nome” e, é claro, “Quando Deus diz: Não”?. Por trás dessas frases de impacto, há algumas mensagens não trabalhadas por quem as escreve. Não que os escritores estejam cometendo algum tipo de erro, muito pelo contrário, pois eles seguem um caminho diferente do que eu me proponho a seguir. Vamos ler então, quando Deus diz não?

Na verdade, nunca Deus diz não. Deus sempre diz sim. Nós é que não fazemos, muitas vezes, aquilo que Ele nos manda, daí, quando as coisas acontecem contrárias àquilo que imaginamos, entendemos que o Senhor está dizendo não para nós. Deus sempre colocou à frente do seu servo as possibilidades, e descritas na Bíblia e fixada em nossas experiências particulares a Sua vontade, o seu desejo. Desta forma, entendemos que podemos fazer cumprir os ideais divinos, o que não nos impede de pecarmos. Quando dizemos que Deus nunca diz não, não estamos fazendo uma leitura superficial, marginal, mas mais profunda, mais centralizada na essência da Bíblia. Quando alguém diz que Deus disse não e faz uma apologia dessa afirmação complementando que experimentou (e contra fatos não há argumentos), não fico amedrontado pensando que estou defendendo uma heresia, muito pelo contrário, o convido a que me dê a mão e caminhe comigo pelo mundo da arte relacional com Deus. Pense bem, o Senhor só disse não àquilo que alguém faz ou esteja fazendo, exatamente porque um dia esse alguém saiu dos propósitos divinos, saiu do sagrado e se aliou ao profano, saiu do âmbito da integridade e esmerou-se pelos largos caminhos da corrupção. Destarte, temos duas formas de entendermos a voz, o pronunciamento do Senhor nessa experiência. A primeira é a superficial, a marginal, a transparente e visível: nitidamente Deus está dizendo não. “Não faça isso, meu filho”. Em outra ocasião, Ele diz não através de uma situação adversa, contrária.

A Segunda forma de entendermos o pronunciamento do Senhor nessa experiência é a profunda, a teológica, a bíblica, a da relação vertical e estreita com Deus. Nessa ótica, nessa leitura, não podemos analisar tão somente o visível, o presente, o aqui e agora. Deus não está dizendo não para essa minha situação, mas antes e acima de tudo, Ele está dizendo sim, e um SIM com letras maiúsculas para uma situação que eu menosprezei, para o sagrado que eu abandonei.

Não resta um pingo de dúvida, quando o homem de Deus pensa que o Senhor está dizendo não para ele em uma situação contrária, esse homem de Deus precisa entender que o Senhor está “gritando” sim para uma situação que ele conhece e deixou de lado. Estou querendo dizer que o Senhor prefere dizer sim para o sagrado, para a perfeição, para o caminho da fidelidade, do amor e da gratidão a dizer não para o profano, para a imperfeição, para todos os caminhos que ofuscam a beleza real de Cristo Jesus na vida de seus servos.

Precisamos, como servos do Senhor, entender tudo que o Senhor tem para nós e cultivar uma relação mais central, mais estreita com Ele. Precisamos analisar não somente o superficial, o palpável e visível, mas antes e primordialmente o que é profundo, espiritual. Se alguém vive hoje uma experiência onde pensa que o Senhor está dizendo não para uma situação, eu o convido a voltar em introspecção, oração e relação íntima com Deus para ver onde você errou, em que ponto da história de sua vida você deixou o sagrado, e quando você descobrir (e eu sei que vai descobrir, pois todos nós sabemos onde falhamos), com certeza, você vai ouvir o Senhor dizendo sim. Vai ouvir o Senhor dizer em nítido som: “Meu filho esse é o caminho de um homem bom!”

Sola Scriptura.