Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Até quando, Assembleia de Deus!?

A linha que divide o pensamento de uma Assembleia de Deus enquanto instituição Santa e uma empresa particular de uma família como qualquer outra com CGC e CNPJ, que emprega funcionários, cumpre suas obrigações e são dirigidas pelo "dono" ou maior acionista; é quase imperceptível; diria que é mais fina que um fio de cabelo.

O mais interessante de tudo isso é que em quase todos (se não em todos) estatutos há a cláusula que rege a vacância da presidência.  A essência do artigo é a seguinte: havendo vacância da presidência, o vice-presidente assume e tem um mês (o prazo varia) para convocar eleições.  Os habilitados a votarem pode ser o corpo de ministros (pastores e evangelistas), o corpo de obreiros (diáconos, presbíteros, evangelistas e pastores) ou até a igreja de um modo geral.

O fato é que quase nenhum pastor presidente cumpre, pois costumam passar a presidência ainda vivo, muitas vezes até no leito.  Agem como se a Igreja fosse uma empresa.

Acredito no período, após a vacância declarada, de oração, jejum e choro ao Senhor para que o novo líder seja aquele que o nosso Cristo escolher.   A histórianos mostra que quase sempre foi assim. 

Mas as coisas mudaram!  É uma carreira.  Os presidentes hoje já escolhem seus sucessores.  Há uma linha sucessória como  uma dinastia.

Fico feliz em saber que em algumas grandes metrópoles funciona como manda o Estatuto.  Cito dois bons exemplos, o primeiro, a vacância ocorre após a morte do presidente; o segundo, a vacância ocorre após a jubilação do presidente: 

a)  A posse do Pr. Wagner Tadeu Gaby dos Santos, na Assembleia de Deus em Curitiba - PR.  Após a morte do Pr. José Pimentel de Carvalho, houve eleição.

b)  A posse do Pr. Luiz Francisco dos Santos, em 11 de dezembro de 2011, na Assembleiade Deus em Taubaté - SP.  Após a jubilação do Pr. José Ezequiel, houve eleição.

Confesso que espero no Senhor o dia em que todas as Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus se cumpra o Estatuto e se permita a escolha de seu líder.  Que nossa querida Assembleia de Deus não seja governada como se fosse uma empresa privada de uma família.

Que o Senhor nos livre dessas atitudes.

Reafirmação da Palavra do Senhor

Meu primeiro post de 2012 traz meu dever e prazer em fazer da Palavra do Senhor verdadeiramente minha única regra de fé e prática.  Acredito que o amor à Palavra deve nortear todo nosso ministério.

Destarte, reafirmo a dedicação em ler e assimilar o mais possível da santa Palavra do Senhor para ter uma vida mais aprazível.  Por isso, propus em meu coração ler a Bíblia Sagrada duas vezes nesse ano.  Já comecei a leitura.

Aliado à leitura da Palavra do Senhor, propus-me também ler três livros por mês, em média. Sei que será difícil, pois não vivo só do ministério, mas esse ano de 2012 é o ano da reafirmação da Palavra do Senhor!

Como primeiro post desse ano, deixo dois pensamentos:

"(...) Eu vi que a coisa mais importante que tinha a fazer era dedicar-me à leitura da Palavra de Deus e meditar nela".      George Mueller

"Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração. (...)  São mais desejáveis do que o ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.  Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa."    Salmos 19.8,10,11