Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



terça-feira, 22 de maio de 2012

Fé é o único firmamento

"Fé é o firme fundamento..."  Hb 11.1

Ontem, na Faculdade Teológica Sul Fluminense - FATESF -, instituição que tenho a grata honra e satisfação de dirigi-la e ser um dos professores, ministrei uma aula, na disciplina filosofia da religião, muito objetiva, que foi compartilhada de modo abrangente e eficaz pela classe.

Abordávamos o tema da fé em Descartes, um filósofo racionalista do sécula XVII, que entendia Deus como uma força impessoal, cuja finalidade última de existência era a ordem das coisas, do universo.

Interessante que na abordagem e no debate que se seguiu, pudemos perceber a importância da fé que suplanta a razão; que vai além do plano pessoal, físico e objetivo.  A fé que não encontra lugar no pensar cartesiano, pois está comprometido com o ceticismo racional.  No desenlace dessa abordagem, podemos concluir que a fé continua sendo o verdadeiro e único fundamento, mesmo para nos fazer pensar sobre o ceticismo.

Há uma geração muito boa, compromissada com os ideais da fé, vindo para somar e não se prostrar diante das mazelas nocivas do racionalismo cético.

Que o Senhor nos abençoe! 

É isso.