Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor


Gostaria de expor um breve pensamento sobre a santificação.   Ela faz parte dos "locus" da salvação, juntando-se à regeneração, justificação, conversão e glorificação (acredito que acontecem simultaneamente, mas para efeito pedagógico, é assim mesmo que acredito, nesta ordem).  

Interessante que os quatro "locus" acima, acontecem uma única vez e são suficientes por si só; ésão objetivas.   No entanto, na santificação acontece em forma de processo.  Há uma necessidade de lutarmos pela santificação diariamente.  O próprio Jesus, Mestre por Excelência, pediu ao Pai para que acrescentasse a fé aos seus discípulos, ou seja, fizesse deles homens cada dia mais santos.   Paulo fala em mantermos os olhos fitos no Senhor e não olharmos para o lado nem para trás, ou seja, lutarmos pela santificação diária.

A santificação é adquirida e ao mesmo tempo conquistada, sei que se trata de um paradoxo; mas a Bíblia está cheia de paradoxos, o que dizer da humanidade integral e da divindade integral do Cristo encarnado?  O que falar da soberania de Deus que não anula nem aniquila a liberdade humana?  Então, o processo da santificação como sendo conquista e aquisição mostra-nos o equilíbrio da ação divina na vida do homem.  Que lindo!  Deus, em sua infinita sabedoria, no auge do seu senhorio, compartilha com os homens, por livre vontade, no processo sagrado do caminho de fidelidade e alienação do pecado - da vida de santificação.  Maravilha, isso!!!

Pense mais sobre isso.