Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



quinta-feira, 2 de julho de 2009

É HORA DA ASSEMBLEIA DE DEUS REPENSAR SEU SISTEMA

Há muito venho pensando sobre o sistema administrativo da nossa querida Assembleia de Deus no Brasil: Campo, Ministério, enfim. Na verdade, o que temos é uma administração presidencialista absolutista. O Presidente é vitalício e já indica como seu vice, aquele que quer que seja o futuro presidente (na grande maioria das vezes, seu filho).
.
A igreja hoje é tida, por esses líderes, mais como uma empresa da família do que como uma instituição sagrada, que deveria servir aos anseios do Senhor. Não se ora mais para um direcionamento quanto ao futuro pastor, muito pelo contrário, há uma imposição com o discurso de que o "anjo do Senhor" está sob a orientação de Deus para indicar e empossar seu filho.
.
A instituição perdeu o respeito. Também é cabível de entendimento, pois já perdeu o respeito pelo sagrado, quando sua liderança se curva diante do poder temporal e a ele se submete incondicionalmente pela visibilidade política, pelo afago ao ego, pelos míseros trocados. Repito: A instituição perdeu o respeito.
.
Perdeu o respeito pelos homens de Deus. Não se atende mais aos intentos dos homens de Deus quando esses são antagônicos aos desejos da liderança. É estipulado um limite e não se pode avançar, mesmo que esse limite seja muito aquém do potencial dos chamados. É incrível, mas a maior alegria de alguns líderes é liderar homens com uma chamada profunda, e podá-los.
.
Perdeu o respeito pela liberdade. A liderança da instituição não percebe a liberdade existente concedida aos chamados e expressa na Palavra do Senhor. Ela, no temor de perder poder, massacra, inibe, sufoca. Não emancipa ninguém, porque só pode haver um quem manda. Muitos líderes, mesquinhos e mentirosos, se escondem atrás de um discurso lindo, afirmando que seus obreiros devem crescer juntos, mas o que querem mesmo é que o seu nome apareça; que ele cresça. Entendo por pastor aquele que apascenta, que tem um púlpito para pregar e ensinar. Não consigo conceber a idéia de se ter pastor que não conheça suas ovelhas.
.
Perdeu o respeito pela ética. Ética... Nem sei se existe mais na maioria da liderança das instituições eclesiásticas. Fico muito com uma frase proferida pelo Pr. Ricardo Gondim numa célebre mensagem entregue em uma formatura no IBAD: "O Senhor está mais preocupado com o que acontece em algumas reuniões em alguns gabinetes pastorais, do que com as prostitutas que rodam bolsinhas na praça da Sé". É duro esse discurso, mas é preciso pensar e repensar até concordarmos, pois é exatamente isso que acontece. Há coisas terríveis acontecendo nos gabinetes de nossas lideranças, inclusive em anos eleitorais. Não há ética pastoral, ministerial muito menos comportamental.
.
Perdeu o respeito pelo evangelho de Jesus. Não foi esse tipo de evangelho que o Senhor pregou e outorgou a um grupo de discípulos. Não foi o evangelho do holofote. Não foi o evangelho do ter; do desrespeito; do massacre. O Evangelho de Jesus é o evangelho da repartição, do amor. O evangelho em que os pastores se ajudem mutuamente em oração. Não foi o evangelho que prega um campo enorme em que só o presidente vive de forma digna.
.
Desejo concluir esse pensamento em forma de artigo, afirmando que minha mente não concebe a idéia de termos homens que se dizem de Deus, usufluindo do ministério por presidir, enquanto muitos dos seus liderados, que muitas vezes sofrem em suas congregações, vivem às minguas. A nossa querida Assembleia de Deus precisa repensar sua forma de governo, pois a tendência é que muitos pastores se desliguem de suas igrejas de origem para iniciar um trabalho autônomo. É hora de dizer não ao feudalismo eclesiástico.
.
Que o Senhor nos proteja!
.
Sola Scriptura