Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



domingo, 5 de abril de 2009

PORQUE EU ACREDITO EM JESUS

Confesso que muitas vezes me pego pensando e meditando aleatoriamente... e nessas viagens, muitas vezes sinto minhas convicções, muito bem plantadas em meu coração a cerca dos eventos futuros, serem sacudidas; abaladas de tal forma que preciso me refazer para não acontecer comigo o que aconteceu com o salmista Asafe (Sl 73).

Sei, perfeitamente, que é loucura acreditar no espiritual; no entanto, o próprio Paulo quando foi ter com os de corintos também não foi em palavras de doutos, mas levando a mensagem da loucura da cruz. É de se entender que o cristianismo, o evangelicalismo possui nas loucuras da cruz a sua base sólida.

Ao perceber a forma como o cristianismo de muitos se desenvolve, passo a indagar sobre a verdadeira conduta do autêntico servo do Senhor. Não há como mesclar espiritualidade sadia com uma práxis não condizente com tal espiritualidade.

Muitos vivem uma história de cristianismo completamente antagônica à descrita nos evangelhos. Isso me faz lembrar duma resposta dada por Gandhe a respeito do cristianismo: “Acredito na mensagem do Cristo, mas não no cristianismo da igreja”. É de nos deixar arrepiados, quando um ímpio confessa que o cristianismo da igreja não é condizente com a proposta do Cristo.

Acredito em Jesus, independente de qualquer ações ou teorias:

a) Jesus está muito acima dos dogmas.

Penso que é de suma importância os dogmas de uma instituição, mesmo sendo evangélica. Penso que também constituem marcas históricas, por conseguinte, devem ser preservadas por nossa geração. No entanto, acredito piamente que a proposta de Jesus – as doutrinas bíblicas – está acima dos dogmas. Não podemos nos prender aos dogmas e coloca-los acima de tudo, inclusive da doutrina.

A doutrina apresentada por Jesus é o caminho mais curto entre o homem e o seu Senhor. Seguir as doutrinas de Jesus incondicionalmente é cumprir e fazer cumprir os ideais da Palavra do Senhor. Enquanto os dogmas, muitas vezes, nos aliena, a doutrina de Cristo nos coloca à luz da realidade histórica.

b) Jesus está acima dos pressupostos teológicos.

Acredito no estudo sistemático da teologia, e acredito na teologia como a ciência que visa ao estudo de Deus e seus atributos. Sou um amante do estudo sistemático, do pensar livre e do contraditório. No entanto, penso que a doutrina prescrita na Palavra do Senhor é mais que suficiente.

Aprendi que aonde a Palavra não pode ir (e não há lugar que ela não possa ir), não será o homem com seus estudos sistemáticos e profundos que conseguirá ir. Portanto, defendo a tese de que não precisamos depreender idéias daquilo que claro e evidente quanto à sã doutrina. Os pressupostos teológicos são para debates acadêmicos, mas não devem nortear a conduta de fé. A crença em Jesus é mais que suficiente para nos fazer ultrapassar todos os limites e alcançarmos aquilo que o Senhor nos propôs.

A minha conclusão é concisa: acredito que mais do que nunca precisamos confiar em Jesus e entregarmos nossos caminhos a Ele, pois Ele é fiel e justo para nos fazer descansar.

Soa Scriptura.