Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



quarta-feira, 7 de outubro de 2009

"Eu vos nomeei..."

No momento em que Jesus se dirige à igreja, ali representada pelos discípulos, e afirma que foi ele quem a nomeou para a realização de sua obra, caem por terra alguns questionamentos que insitem em aparecer como baluartes de uma doutrina supostamente bíblica.
.
É interessante atentar para a voz verbal nesse texto. O texto está na voz ativa, ou seja, o sujeito da ação (Jesus) é quem a pratica; desta forma, a ação verbal recai sobre o objeto (Discípulos). Destarte, os discípulos não nomeiam, muito pelo contrário, são nomeados; sofrem a ação. O agente é, como sempre foi e continuará sendo, Jesus.
.
Quantos estão se auto-nomeando; quantos estão se auto-promovendo no meio evangélico; entrando e se portando como ovelhas (muitas vezes, até, como pastores), quando na verdade, são mesmos lobos devoradores. São pessoas que não se interessam pelo real cumprimento na ordem de Jesus; não se revestem da responsabilidade inculcada no objeto passivo, outorgado pelo sujeito agente.
.
O momento é de muita reflexão, pois não se percebe só a nomeação dos discípulos, mas quem os nomeou - o Senhor Jesus. Quem os nomeia é o próprio Cristo! Não se pode entender o evangelho do Cristo se primeiro não lutar para entender o que é ser realmente submisso incondicionalmente a Jesus.
.
Muitas vezes me pego pensando na realidade mórbida que permeia nossa atmosfera religiosa cristã. Muitos se nomeando e nomeando outros; e no afã das "nomeanças" o real objetivo pelo qual Jesus nomeouos discípulos esvazia-se.
.
Pense nisso!!
.
Sola Scriptura.

3 comentários:

Jorge Eduardo Geraldo disse...

Olá querido mestre!

Estes que se auto nomeiam desconhecem ou fingem não conhecer a palavra que diz, que o Senhor um dia irá separar o joio do trigo. Então, esses aprenderão enfim a diferença entre nomeado e lameado. Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

Um grande abraço!

Ana Paula Esquivel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Paula Esquivel disse...

Olá professor,

Realmente, "em nome de Deus" muitos homens têm se mostrado como lobos devoradores!
Belo neologismo para designar tais acontecimentos: "nomeanças"!

Deus o abençoe.

22 de Outubro de 2009 22:44