Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

CPAD X BÍBLIA DAKE: O QUE É ISSO?

Nunca me esqueço de que nos idos de 1984 um pastor, muito amigo meu, disse-me que foi aconselhado pelo Pr. Gesiel Gomes a estudar inglês e adquirir um exemplar da Bíblia Dake. Segundo o Pr. Gesiel Gomes, essa Bíblia de Dake era a ferramenta mais utilizada pelos pregadores e ensinadores no meio evangélico; uma ferramenta quase que singular, na ocasião.
.
Nunca me esqueço de um sermão do Pr. Ricardo Gondim, no IBAD, em Pindamonhangaba, SP. Quase encerrando seu sermão, ele disse, em alto e bom tom: "... nós precisamos dos batistas para nos ensinar história da igreja, dos presbiterianos para nos ensinar teologia pastoral, dos metodistas para nos ensinar teologia sistemática; sim, pois são os livros destes autores e destas editoras que estão sendo usados em nossos seminários. Isso se dá, porque nossa literatura é uma mesclagem de mediocridade com mau gosto...". Confesso que fiquei boqueaberto com seu sermão, enquanto os alunos do IBAD aplaudiam-no de pé, mas consegui enchergar e captar sua mensagem nos anos entre 1992 e 1995 - período em que passei nas cadeiras do IBAD.
.
O que esses dois episódios tem em relação ao lançamento, pela CPAD, da Bíblia de DAKE? Digo que algumas, e que devem ser enumeradas e defendidas:
.
a) Penso que chegou a hora da nossa querida CPAD lançar obras, cujos autores não sejam adeptos de uma corrente teológica defendida pela nossa Casa. É óbvio que sendo a CPAD uma editora confessional, cabe sempre uma nota explicatória, e temos homens capazes de fazê-la; o que não se pode aceitar é que por conta de se seguir uma linha teológica, coloque-se uma mordaça numa editora do tamanho e dimensão de nossa CPAD. Alia-se a esse pressuposto o fato de nossa querida Assembleia de Deus ser uma instituição formada por homens que passaram por seminários, leram bons livros e hoje possuem condições de dialogar e pensar teologia e doutrina sem a ideia de que possui a única verdade espiritual dada por Deus numa caixa embrulhada como presente de natal.
.
b) Penso que chegou a hora de continuar com o zelo pela doutrina e por uma teologia ortodoxa, mas não se deve, em nome desse zelo, pensar infantilmente que nossos membros, ávidos pelo saber, não estejam lendo sobre tudo. Acabo de ler um artigo no blog do querido Pr. Esdras Bentho - por quem tenho um enorme carinho e respeito por sua capacidade intelectual - sobre Bultmann. Diga-se de passagem, uma excelente abordagem, mas o fato é que isso mostra que o Pr. Bentho, funcionário de nossa CPAD, é leitor da teologia Bultmanniana.
.
Fiz seminário no IBAD e não li muitos livros da nossa Casa Publicadora, exatamente por que não respondiam às minhas dúvidas. Não se pode privar uma grande editora como a CPAD de publicar boas obras, muito menos os membros de nossa Assembleia de Deus de lerem boas obras, e obras revolucionárias, tais como "O Novo Testamento Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo" de Champlin e a "Bíblia de Dake".
.
c) Penso que nossa CPAD, ao lançar a Bíblia Dake, dá um grande passo e se coloca na vanguarda, enquanto uma editora séria e comprometida com o aprendizado e embasamento doutrinário e teológico de todos aqueles que se colocam como seus leitores (que não são somente assembleianos). É chegado o momento em que os livros de nossa Casa Publicadora estarão nas mesas dos nossos seminários. Oro ao Senhor para que tenhamos livros genuinamente teológicos escritos por teólogos brasileiros e editados pela CPAD nas prateleiras e mesas de nossos pastores e seminaristas. É salutar que alguns se levantem em defesa de uma CPAD fechada, voltada somente para uma parte do povo assembleiano, uma parte por que nem todos os assembleianos são arminianos e pré tribulacionistas. É salutar que haja uma preocupação com os "indefesos", mas para esses, minha palavras é que um povo copm conhecimento não é levado por ondas de doutrinas falsas.
.
d) E, em último lugar, penso que a CPAD se quiser, e creio que queira, continuar sendo uma editora confessional, isso não a impossibilita de lançar obras que não pertençam à sua linha teológica, basta apenas que faça um adeno no início da obra, e exclua aquelas partes que firam os princípios e baluartes de nossa fé pentecostal.
.
Confesso que quero muito presenciar o dia em que o próprio Pr. Ricardo Gondim, ou outro que seja, pregue uma mensagem dizendo que aprendemos teologia sistemática, história da igreja, homilética, etc, com os escritores teólogos assembleianos.
.
Sola Scriptura

Nenhum comentário: