Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



segunda-feira, 25 de julho de 2011

"À sombra do onipotente"

O Salmo 91 é um salmo ímpar em muitos aspectos, inclusive o de sua autoria anônima.  Quanto ao anonimato de sua autoria, cabe ressaltar que a tradição judaica atribui ao autor do salmo anterior a autoria do salmo, cujo autor é desconhecido; destarte, a autoria do Salmo 91 é, conforme a tradição judaica, atribuída a Moisés, que é o autor do Salmo anterior, 90.

Outro ponto de suma importância quanto ao Salmo 91 é a relação de causa e consequência.  A causa está intrínseca ao fato de haver uma submissão incondicional, "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo...".  Habitar no esconderijo do Altíssimo tem a conotação de se submeter ao Altíssimo.  Morei, por quatro anos, nas dependências do IBAD, e lá havia regras a serem seguidas; depois morei mais quatro anos na casa de um amigo, quando fazia Faculdade de Letras em Minas, e lá também havia regras.  Só habita no esconderijo do Altíssimo, aqueles que conseguem se submeter às regras impostas pelo altíssimo.

Aí, então, está a causa - submissão ao Altíssimo - para se conquistar a consequência, "... à sombra do onipotente descansará."  Descansar à sombra do onipotente é muito mais do que descansar em uma cama após um longo dia de trabalho; é não ter preocupação com os problemas diários.  É não lutar nem batalhar, mas ter a consciência de que sua luta, agora, é a luta do Senhor.  Descansar é descansar.  Não se preocupar com absolutamente nada, pois os que habitam e, por conseguinte cumprem as regras impostas pelo Altíssimo, tendem a descansar à sombra do Onipotente.

Pense nisso.

2 comentários:

Anônimo disse...

William, de todos os Salmos existentes na bíblia, esse é sem dúvida o salmos que me fala ao coração. Descansar no Senhor e a coisa mais certa a se fazer...,porém é muito difícil descansar completamente no Senhor, submeter se as ordens do Senhor 100%.As vezes a nossa incredulidade não nos permite esconder no esconderijo do altíssimo e é nessa hora que perceber que lutamos com nossa força humana, e bem sabemos que tem batalhas que não são meramente humanas e que só conseguimos vencer, quando descansamos no Senhor...
Mesmo com as dificuldades dessa submissão, quando deixamos Deus agir, tomar as rédeas da situação, entendemos que nosso fardo fica mais leve, e que embora sejamos miséria humana, e ele quem nos escolhe e nos convida a viver uma vida na dependência dele.
A minha esperança e conseguir me esconder e descansar no esconderijo do altíssimo, em todas as situações da minha vida, não apenas em algumas.
Eu entendo que a proposta deste salmos e nos levar a uma dependência total do Senhor,a confiar e descansar incodicionalmente, e se conseguir fazer dessa forma entenderemos, que é Deus quem age por nós !!
Um abraço.

William de Jesus, Pr. disse...

Um abraço, amigo e irmão. Obrigado por ler meu modesto blog. Esteja certo de que temos um pensamento igualitário sobre este salmo.

Em Cristo,

William de Jesus, Pr.