Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



terça-feira, 9 de agosto de 2011

AMO AS PALAVRAS, MAS AMO MAIS AS AÇÕES!

Interessante a forma como podemos utilizar das palavras para nos posicionar em relação ao mundo que nos rodeia.  Tomar uma posição em determinado assunto, vai muito além da exposição, mesmo coerente e ética.  Assumir uma posição é a forma mais brilhante de se apresentar, se expor.  O bom disso tudo é quando sabemos manusear as palavras com eficácia.

Não é fácil trabalhar as palavras de forma filosófica e literária ao ponto de atingir o ápce de se estabelecer um processo fecundo de comunicação fundamentado na racionalidade sadia e na beleza poética.  Há quem diga, inclusive, que isso pertença aos acadêmicos ou aos agraciados pelo dom sobrenatural e inato.  No entanto, é fato que a busca incansável pelo aprendizado das palavras e o uso disseminado desse conhecimento faz do ser humano um ser mais envolvente e atraente.  Sim!  O uso das palavras envolve e atrai!

Melhor, porém, ainda, é quando as palavras são acompanhadas, e bem acompanhadas, pelas ações.  As ações determinam o ser.  Nunca me esquecerei da frase dita por um profesor no Seminário:  "Ortodoxia sem graça é heterodoxia; ortodoxia com graça é amor".  Aquele que consegue viver a plenitude do amor, consegue o belo consequente da união entre as palavras dóceis e a práxis envolvente.

Ninguém menos que o próprio Jesus combateu as palavras soltas ao vento.  O que seria isso?  Palavras soltas ao vento?  São as palavras desacompanhadas das ações.  É o discurso pelo discurso.  A letra pela letra.  As ações é que dão vida à existência; dão sabor à vida!  Por isso, reafirmo que amo as palavras, mas amo mais as ações.

É isso


Um comentário:

Anônimo disse...

Não basta amar somente as palavras, mas sim amar as ações que elas podem causar na vida de cada indivíduo.
Jesus não só pronunciava as palavras mas agia, com ações para incentivar o povo a agir com o próximo. Tomando atitudes que os levavam a acreditar que realmente Cristo era o filho de Deus.
Não ame só as palavras, mas ame também fazer com que elas se cumpram e ações.