Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



sábado, 25 de abril de 2009

PR. JOSÉ WELLINGTON É REELEITO PRESIDENTE DA CGADB.

A 39ª AGO, realizada entre os dias 20 e 24 de abril, encerrou-se após a posse da nova Mesa Diretora. Como é de ciência de todos, o Pr. José Wellington foi reeleito para presidir a CGADB pelos próximos 4 anos.

Não se pode negar que a gestão do Pr. José Wellington à frente da CGADB, ao longo dessas duas décadas (ora na presisência, ora compondo a Mesa, mas sempre com o mesmo grupo), teve muito de positivo, incluindo aqui a elevação de nossa CPAD como a primeira Editora Evangélica do Brasil (e América Latina?). No entanto, penso que a razão por que há uma continuidade no poder deve-se a dois fatos:

1) O atual grupo que está à frente da CGADB não queria ficar de fora (na questão administrativa) do Centenário das Assembléias de Deus no Brasil (2011). Ganhando essa eleição, após mudança estatutária (de 2 para 4 anos de mandato), essa nova Mesa, presidida pelo Pr. José Wellington, estará incumbida de assumir os festejos do centenário. Trata-se de uma grande festa!!!!

Faço um comentário, estritamente pessoal, sobre esse ponto: Penso que é mais que justo uma pessoa entender que deva estar à frente da Instituição que presidiu ininterruptamente desde 1995, e que está compondo a Mesa desde o começo da década de 1980, nos grandes festejos do, tão esperado, Centenário das Assembléias de Deus. Por esta razão, meus parabéns ao Pr. José Wellington, que já marcou seu nome nas páginas da linda história das Assembléias de Deus, e que com esse feito, com certeza, estará entre as maiores lideranças que o Senhor já levantou nas Assembléias de Deus (no meu modesto ponto de vista, atrás apenas dos Pastores fundadores, Daniel Berg e Gunnar Vingren).

2) Ainda há um pensamento contrário à idéia de se transferir a responsabilidade de guiar os caminhos da CGADB a essa nova geração. Nunca me esqueço de um Pastor que pregou na Capela do IBAD (Pindamonhangaba - SP), em minha época de seminarista, e disse que num diálogo entre dois pastores, o da antiga geração dizia: "Que tipo de homens assumirão 'nossas' igrejas?!!" E dizia isso com uma preocupação profunda. Enquanto o Pastor da nova geração retrucava: "Que tipo de igreja, receberemos das mãos dos líderes mais antigos?!!" E, também, dizia isso com uma preocupação profunda.

É de se notar que há uma grande preocupação dupla: uma por parte da "velha guarda" (com todo respeito), que por zelo ou coisa similar, não vê na nova geração condições para assumir a direção da CGADB. Outra, por parte da nova geração, que vê um "atraso" enorme na "velha guarda". Pensa que a velha geração não acompanhou, como deveria, os avanços da pós modernidade, e, por isso, estaria ficando para trás; não extraindo tudo que deveria e poderia para a realização de um trabalho muito mais salutar.

Meu modesto comentário sobre esse tópico é o seguinte: O período de transição é sempre complicado. No entanto, um dia os da "velha guarda" foram novos e assumiram os trabalhos com os mesmos olhares que olham hoje, e deram conta do recado. A obra é do Senhor! Não podemos correr o risco de fazermos como Josué, que não fez um líder substituto.

O fato é que não haverá alternativa, um dia eles terão que transferir o "poder". Cabe à nova geração amadurecer cada dia mais. Penso que o Senhor, que é o dono da obra, está, com tudo isso, dizendo a essa nova geração: "Ainda é tempo de se preparar e amadurecer, vai chegar o dia em que vocês estarão à frente da CGADB".

É hora de se voltar e fazer grandes reflexões.

O Pr. Samuel Câmara foi meu professor em Pindamonhangaba. Trata-se de um homem voltado para a obra missionária. Já comprovou sua capacidade na administração das Assembléias de Deus do Amazonas e, agora, em Belém tem feito um grande trabalho, mas alguma coisa ainda está faltando, pois perdeu a eleição para presidente da Convenção do estado em que preside a igreja-mãe. Isso não se pode deixar de ver, quando se trata de um candidato a presidente da CGADB.

Minha oração e desejo é que tenhamos o entendimento e a compreensão de que essa obra é do Senhor e Ele está no controle de todas as coisas. A eleição da nova Mesa foi a vontade do Senhor.

Sola Scriptura.