Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Jonh Newton: Amazing grace!!!

Sou adepto a leituras de biografias.  Amo ler sobre a vida daqueles que serviram a uma causa e se entregaram por ela.  Foi assim com Haralan Popov, recentemente, e muitos outros, dentre os tais, Wesley, Sadu Sung, Emílio Conde, Orlando Boyer, e outros.  Todos esses homens viveram sob o manto da humildade e a realização de um chamado incondicional.  Todos escreveram com sangue uma boa parte da história do cristianismo; verdadeiramente, foram homens "dos quais o mundo não é digno"!

Sempre aprendo com eles.  Assim foi com Jonh Newton (24 de julho de 1725 - 21 de dezembro de 1807); um homem que nasceu em um lar, cuja mãe, uma piedosa serva do Senhor, ensinou-lhe o caminho do amor e da devoção ao sagrado.  Dormia ouvindo as músicas de Wass, músicas essas que muito o influenciaram na consciência de uma vida sagrada.  Após perder sua mãe (vítima de tuberculose), aos seis anos, viu-se criado pelo pai, um mercador, homem do mar.  Muito cedo foi para o mar!  Ali viveu toda sua juventude, até se ternar um traficante de escravos.  Era a Inglaterra do século XVIII.

Certa noite, seu navio foi fortemente atingido por uma tempestade.  Logo após ele deixar seu posto no convés, o marinheiro que o substituiu foi arremessado ao mar, morrendo tragicamente.  Após esse incidente, Newton, concluiu que foi somente pela graça do Senhor que ele sobreviveu.  Desde então, passou a servir ao Senhor com seriedade.

Após alguns anos, Jonh Newton foi ordenado Ministro Anglicano e serviu como pastor em Olney.  Ali, Newton teve suas mais ávidas experiências espirituais.  Pastoreou o grande poeta William Cowper; correspondeu-se com o político abolicionista William Wilberforce e foi contemporâneo dos irmãos Wesley.

Dentre suas produções, destaca-se a música "Amazing Grace" (Maravilhosa Graça), cantada por milhões desde o século XVIII.  Interessante que a letra é atribuída a Newton, mas a música é de autoria desconhecida.  Há quem pense que Jonh gravou em sua mente a música entoada pelos escravos nos navios sendo transportados da África para a Europa.  Um gemido inexpremível, sem palavras.  Jonh Newton apenas colocou a letra nessa música que, talvez, nunca tenha saído de sua mente.

Jonh Newton foi, sem dúvida, um grande homem de Deus do qual o mundo não foi digno.  Vale a pena a leitura de sua biografia.  (De Traficante de Escravos a Pregador  - Ed. Fiel)

É isso.