Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cem anos de Conquistas e Vitórias!!

A Assembleia de Deus, pioneira no pentecostalismo brasileiro, comemorará amanhã, sábado, dia 18 de junho, cem anos desde seu nascimento.  Cem anos plantando igrejas por esse Brasil a fora, instalando e zelando pela obra social (orfanatos, abrigos, casas de inslusão social, asilos, etc).  Levando uma mensagem sã e conduzindo milhares a Cristo.

Tudo começou quando os missionários Daniel Berg e Gunar Vingren chegaram, provenientes dos Estados Unidos da Améria - sendo Suecos de nascimento -, no dia 19 de novembro de 1910.  No início, foram recebidos pelo pastor metodista Justus Nelson que os conduziu, devido ao fato dos missionários estarem ligados à Igreja Batista na américa, ao pastor Raimundo Nobre, titular da Igreja Batista em Belém.  Ficaram congregando nessa igreja e morando em suas dependências.

Após alguns dias e meses, os missionários começaram a ensinar a doutrina  da "glossolalia" (falar em línguas estranhas) e a hodiernidade dos dons espirituais.  Isto causou um grande transtorno na igreja, pois alguns aceitaram a "nova" doutrina, enquanto outros não aceitaram.  Destarte, os missionários foram expulsos da Igreja Batista no dia 13 de junho de 1911 e, no dia 18 de junho de 1911, juntamente com mais 18 crentes, fundaram a Missão Apostólica da Fé, posteriormente, Assembleia de Deus, tendo como Pastores os seguintes irmãos Daniel Berg e Gunar Vingren.

Desde então, muitos outros missionários provenientes da Suécia e dos Estados Unidos, atracaram em terras brasileiras difundindo, com unção e elegância, a poderosa mensagem pentecostal.  Dentre os missionários, destacamos:  Otto Nelson, Samuel Nystron, Nels Julius Nelson, Samuel Hedlund, Simon Lundgren, Bruno Skolimovski, J. P. Kolenda, Nils Kastberg, Lawrence Olson, Bernard Johnson Jr., dentre muitos outros.

Meu desejo e oração vão no sentido de que possamos escrever para os próximos cem anos, caso Jesus não venha arrebatar sua Igreja, páginas tão lindas como esses pioneiros escreveam.  Que as lutas minúsculas e partidárias sejam enterradas e que os sonhos dos pioneiros sejam realidades presentes nas vidas de nossas lideranças.

Na história da Assembleia de Deus em Angra dos Reis, destaco os nomes de: João Gouveia Martins, Manoel Clementino Gonçalves (Pr. Salles) e Argemiro Pedro Soares, dentre outros.

Uma referência ao meu mestre Pr. João Kolenda Lemos...... 

P.S.  Amanhã, dia 18, dia do centenário, estarei, pela misericórdia do Senhor, pregando no "Louvorzão do Centenário", no bairro de Monsuaba - Angra dos Reis.

P.S.  Ouça o programa "Tarde com a Bíblia", sábado, dia 18, das 12:30 às 13:30 horas.  Todo voltado para o Centenário da Assembleia de Deus.

É isso.