Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



sábado, 30 de outubro de 2010

REFORMADO, SIM! (Parte 2)


Entende-se por Teologia Reformada, todo sistema teológico surgido no século 16.  Então, trata-se de um sistema teológico novo?  Claro, que não; pois os reformadores basearam seus pressupostos nas Escrituras Sagradas, como indica o credo do "Sola Scriptura".  Desta forma, O sistema teológico conhecido como Teologia Reformada é um sistema que procura dar continuidade às doutrinas dos apóstolos.

Em linhas gerais, os fundamentos da Teologia Reformada são quatro:  A autoridade das Escrituras, a Soberania de Deus, a Salvação pela graça através de Cristo e a necessidade de Evangelismo.  Esses fundamentos estão interligados e a defesa de um depende muito do que se pensa sobre os outros.  No entanto, a maior relutância em se aceitar a Teologia Reformada, é quanto ao fundamento da Salvação pela graça.

O que significa salvação pela graça através de Cristo?  A Teologia Reformada entende que Efésios 2 ("Vós sois salvos pela graça mediante a fé, e isso não vem de vós, é com de Deus"), além de muitos outros textos, descreve de forma simples, transparente e genuína que  o processo, o meio e a prática salvífica dependem exclusivamente de Deus; e que o homem, por estar "morto em seu delito e pecado", não tem participação ativa nesse processo,  muito pelo contrário, o homem é passivo. Deus é o agente, é o sujeito dessa ação.

A Teologia reformada ensina que Deus em Sua graça e misericórdia escolheu redimir um povo para Si mesmo, livrando-os do pecado e morte. A doutrina de salvação reformada é também conhecida como os cinco pontos do Calvinisno (ou pelo acróstico TULIP, referente às iniciais dos pontos em inglês):

T -  Depravação total do homem (Total depravity).  O homem após a queda, tornou-se completamente depravado, e não possui condição alguma de tomar qualquer decisão, mesmo em benefício próprio.  (Gênesis 6:5; Jeremias 17:9; Romanos 3:10-18).

U -  Eleição incondicional (Unconditional election).  Deus é soberano e escolheu, na eternidade passada, salvar uma grande multidão de homens (Romanos 8:29-30; 9:11; Efésios 1:4-6:11-12).

L -  Expiação limitada (Limited atonement). Também chamada de “redenção particular”.  Nesse ponto há muita divergência com os arminianistas, mas é fácil entender pela Bíblia Sagrada que a Expiação de Cristo é limitada não pelo efeito de seu poder, mas pelo fato de Ele mesmo ter escolhido quem devesse ser salvo.  A expiação é limitada ao número de salvos escolhido por Ele na eternidade passada. (Mateus 1:21; João 10:11; 17:9; Atos 20:28; Romanos 8:32; Efésios 5:25).

I -  Graça irresistível (Irresistible Grace).   Não há como conceber a ideia do homem resistir a vontade de Deus em salvá-lo.  Aceitar que Jesus não consiga (nem pelo fato do homem não aceitar) salvar pela sua graça, é diminuí-lo e afirmar que sua graça não é capaz.  O sacrifício de Jesus foi perfeito; sua graça é altamente capaz, logo, irresistível.  Ninguém resiste sua graça salvadora.  (João 6:37,44; 10:16).

P -   Perseverança dos santos (Perseverance of the saints).  Não há como aceitar que Jesus não preserve aqueles que Ele próprio salvou.  A salvação é eterna. (João 10:27-29; Romanos 8:29-30; Efésios 1:3-14).

Sei que há divergências históricas e, convivo perfeitamente, com os que pensam de forma contrária; no entanto, estou convencido pelas Escrituras de que os pressupostos da Teologia Reformada são genuinamente bíblicos e sólidos.

PS.  Dia 31 de outubro, dia da Reforma Protestante.

É isso.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CONCÍLIO ASSEMBLEIANO!!

O estimado blogueiro, amigo, Pr. Altair Germano, após um sadio "embate" teológico na blogosfera sobre a completa (100%) humanidade do Jesus encarnado, propõe que a Assembleia de Deus, em toda sua dimensão, realize um concílio visando, a partir de discussões sólidas e genuinamente bíblicas, à elaboração de um documento que sirva de norte embasador para uma denominação que beira seu centenário.  (Leia o artigo na íntegra).

Confesso que meu posicionamento é favorável, se não por outros, ao menos pelo simples fato de sermos a maior denominação evangélica desse país e, ao longo da linda história quase centenária, nunca ter havido um Concílio que visasse às questões puramente teológica.  Não me refiro às reuniões dos Conselhos de Educação e de  Doutrina e Comissão de apologética; refiro-me à uma grande reunião em que cada Igreja pudesse ser representada por delegado (s); refiro-me a um grande e importante movimento dentro de todas as congregações, desde aquelas que estão enraizadas nos mais distantes grutões, até as grandes catedrais fincadas nas metrópoles de nosso país; refiro-me a um engajamento teológico que perpasse todas as instâncias de um campo ou ministério, vá, caso necessário, às Convenções Estaduais e desemboque no Concílio Assembleiano.

Por que não aproveitarmos o espírito de alegria e comoção que nos envolve pelo centenário e, deixando de lado as diferenças, firmemos pactos sólidos para aquilo que será uma agradável novidade?

A Assembleia de Deus Brasileira chegou à maioridade; possui homens competentes e com condições para realizar calorosos debates dentro das perspectivas bíblicas.  Penso que chegou a hora de termos um documento que solidifique uma teologia para os nossos dias; para a nossa realidade; uma Teologia genuinamente Pentecostal Brasileira.

O momento é de orar, orar e orar; além de agirmos, não é mesmo?

Em Cristo sempre,

WOJ

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

REFORMADO, SIM!

Há plena convicção, por parte de todos quanto amam o bom sustentáculo da fé cristã, de que não se tem como ser plenamente seguidor de uma escola ou método, sejam eles pedagógicos, filosóficos ou teológicos.  Sempre se deparará com pontos agregadores em escolas difernetes; exatamente, pelo fato de todas as escolas similares, terem por objetivos primários o ortodoxo, verdadeiro e genuíno.

Sou pentecostal por entender que os dons são para os nossos dias, por aceitar de bom grado os postulados teológicos no que tange à paracletologia, principalmente; mas sinto-me constrangido em aceitar o perfil soteriológico no que concerne à doutrina da graça e quanto à ordem dos "locus" da salvação.  É muito forte para mim o postulado da segurança dos salvos.  Não consigo entender e aceitar que alguém pode perder sua salvação.  Há soberania plena em Jesus Cristo.

Sei que a Teologia Reformada tem sofrido bombardeios cruéis por parte da Teologia da Prosperidade - diga-se de passagem, uma teologia (teologia?) que fere os pressupostos da fé cristã.  Os ataques não estão somente na esfera prática - ter para ser - mas, acima, inclusive, de tudo isso, esses ataques se perpetuam nos princípios sólidos do pensamento sobre sua cristologia, conforme assevera o Pr. Ricardo Gondim em seu livro "O Evangelho da Nova Era", se puder lê-lo, leia.

Penso que há uma necessidade muito enfática de voltarmos aos velhos tempos e redescobrirmos os ideais dos puritanos.

Mais para frente desenvolverei esse tema.

É isso.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ASSEMBLEIA DE DEUS E FATESF REALIZAM CURSO PREPARATÓRIO PARA OBREIROS

Visando ao aperfeiçoamento do corpo ministerial, a Assembleia de Deus  Ministério Sul Flumninense, em parceria com a FACULDADE TEOLÓGICA SUL FLUMINENSE - FATESF -, iniciou o Curso Preparatório para novos Obreiros: Auxiliares, Diáconos e Presbíteros.

O curso é minstrado em forma de palestras.  Serão 10 palestras em que se abordarão os seguintes assuntos:

a)  Fundamentos da Fé Cristã;

b)  História da Assembleia de Deus no Brasil;

c)  Ética comportamental;

d)  Prática diaconal e presbiterial.

A aula inaugural ocorreu ontem, dia 25, nas dependências da FATESF, com a palavra do Pr. Marcelo Robson (Vice Presidente da Assembleia de Deus Ministério Sul Fluminense) e do Pr. William de Jesus (Diretor da FATESF).  Haverá ainda encontros nas quintas feiras dos dias: 28/10;  11/11;  25/11;  e  02/12.
A ordenação acontecerá na festividade da Igreja.

É a Assembleia de Deus dando suporte teórico no que tange ao conhecimento histórico-prático-teológico aos postulantes ao episcopado.

Em Cristo sempre.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AS ÚLTIMAS DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Meus caros amigos,

Graça e paz!!

Aconselho e incentivo a leitura do texto escrito pelo meu amigo, Pr. Geremias do Couto, sobre as razões por que votará em José Serra no próximo domingo.

Utilizando-se de sua mente brilhante, o Pr. Geremias, escreve de forma simples, transparente e inteligente; não deixando dúvida alguma sobre não votar em Dilma Rousseff para Presidente do Brasil.

Clique nesse link:

http://geremiasdocouto.blogspot.com/2010/10/jose-serra-unica-opcao-para-presidente.html

Boa leitura!!

domingo, 24 de outubro de 2010

AGORA É FATESF

Visando ao aprimoramento, em todos os sentidos, das estratégicas de ensino Teológico, o Instituto Bíblico das Assembleias de Deus em Angra dos Reis -  IBADAR -, está dando lugar à Faculdade Teológica Sul Fluminense - FATESF.

A Faculdade Teológica Sul Fluminense continuará exercendo as atividades do IBADAR, sendo que agora com a possibilidade de oferecer novos cursos e firmar novas parcerias. 

Estamos em processo de formulação, mas até novembro haverá a mudança de Estatuto.  Haverá alteração na grade curricular e na carga horária.  Nosso curso de Teologia terá carga horária de 1920 horas.

A partir de janeiro de 2011, estaremos oferecendo, além de Teologia em nível de Bacharelado:

a)  Psicanálise Clínica;

b)  Integralização dos Créditos em Teologia;

c)  Capelania;

d)  Mestrado e Doutorado em Teologia.

Será um enorme prazer receber uma visita:

FACULDADE TEOLÓGICA SUL FLUMINENSE  -  FATESF
Rua Dr. Moacyr de paula Lobo, 179
Centro - Angra dos Reis - RJ
Tel.  24  3365 3894
Cel  24  78368894
ID  86* 242367

DIRETOR:

WILLIAM DE JESUS, PR
Bacharel em Teologia pelo IBAD (Pindamonhangaba)
Licenciado em Letras pela UEMG
Especialista em Língua Portuguesa pela FEUC
Especialista em Gestão Educacional pela UCB