Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



terça-feira, 31 de julho de 2012

Soberania de Deus e livre arbítrio: é possível harmonizar?


Não me proponho, neste artigo, a fazer uma abordagem teológico-acadêmica sobre o assunto em questão, muito embora entenda que qualquer abordagem seja de cunho acadêmico; o que desejo mesmo é apresentar, de forma muito sucinta, a possibilidade ou não de se harmonizar essas posições aparentemente contraditórias.

Li, recentemente, um artigo que afirmava possível acreditar na soberania absoluta de Deus e no livre arbítrio do homem.   É importante salientar que essa discussão remonta aos tempos mais antigos do cristianismo.  Já no primeiro século, os apóstolos e os defensores da fé evangélica enfrentaram esse assunto de tal forma que Paulo, João e Pedro escreveram sistematicamente sobre tal assunto.  Então, se a Bíblia desenvolve o assunto com exaustão, por que discutirmos e desenvolvermos escolas ao longo do tempo?

O que devemos ter em mente é a inspiração total do texto, não sua leitura e interpretação.  Há linhas diferentes de pensamentos que devem ser respeitadas.  Sento-me à mesa e comungo com muitos amigos que pensam diferente de mim sobre tais questões, pois entendo serem, apenas, questões de cunho acadêmico-teológicas.

No entanto, meu pensamento é que a soberania de Deus está acima e rege o arbítrio humano.  Sendo Deus total e indiscutivelmente soberano em suas ações e feitos, não há como aceitar que o homem - passivo no processo - tenha qualquer tipo de atitude que vislumbre participação ativa.  Não há como associar e mesclar a soberania de Deus com o livre arbítrio humano.  Isso não significa que o homem não possa arbitrar em questões institucionalmente pessoal; destarte, fica o homem responsável pelos seus atos, colhendo sempre o que semeia.  Agora, em questões superiores, a palavra final está com Deus.  A doutrina da salvação pertence ao segundo grupo de questões, em que a soberania de Deus sobrepõe às atitudes humanas, pois a salvação é um ato de e em graça; qualquer pensamento contrário, por mínimo que seja, a esse axioma bíblico, faz da salvação um ato meritório, ferindo, assim, os princípios sagrados.

Não podemos ser extremistas, quanto às escolas teológicas.  Alguém disse que o diabo está nos extremos.  Precisamos adotar um meio termo que não comprometa os princípios sagrados.  A soberania de Deus está acima de todas as outras questões.

É isso, por enquanto.

Sola Scriptura.

domingo, 29 de julho de 2012

Findando o Recesso Escolar


Hoje é o último dia do recesso escolar na cidade de Angra dos Reis - RJ.  Foram duas semanas em que pudemos descansar do primeiro semestre letivo, que , confesso, foi muito desgastante.  A cada ano que se passar, percebe-se um acúmulo muito maior de desgaste por parte do corpo docente em relação ao ano anterior.  É perceptível que o corpo discente, a cada ano que passa, se apresenta com mais energia, culminando em atitudes desordenadas tanto em sala de aula como nos corredores das escolas.  A falta de limites por parte da família aliado às amarras por parte de leis que tiram autoridade da Escola e, até mesmo, do corpo docente dentro de sala de aula, desembocam em situações de intensos conflitos. 

Em pensar que alguns políticos pensam em repensar sobre o recesso escolar ao fim do primeiro semestre.  Deveriam repensar sobre o recesso deles, do judiciário, etc e tal.  Mas isso é outro assunto.

O fato é que amanhã estaremos novamente em sala de aula para o início do segundo semestre letivo com a finalidade de levar aos alunos todo nosso respeito, carinho e comprometimento.  Na intenção de chegarmos ao final do ano letivo alcançando os objetivos pré fixados, vamos à luta, companheiros!

Quanto aos alunos da Faculdade Teológica Sul Fluminense - FATESF -, Instituição que tenho o orgulho de dirigir, e aos professores, meus votos são de boas vindas aliados ao prazer e alegria de tê-los conosco sempre.  Temos muito por fazer nesse próximo período; há muitos projetos para realizarmos juntos.  Tenho certeza de que teremos um período muito agradável e promissor.

É isso.