Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

1º Encontro de Teologia Reformada - PETRA


Confesso que estou ansioso pelo Encontro de Teologia Reformada que será realizado a partir de sábado, dia 22, estendendo até o domingo, dia 23, sob a realização das Igrejas Presbiterianas do Brasil em nossa cidade - igrejas estas que pertencem ao Presbitério de nossa região. A coordenação desse evento cabe a três homens experientes e sinceros na obra de Cristo: Rev Anderson Silva, Rev. Antônio Dusi e Rev. Ederson Felix.  Ressalta-se, ainda, que o evento acontecerá no espaço Serenar.

Quero destacar apenas uma razão, dentre muitas, para este anseio quase que incontrolável pelo início do PETRA; além, óbvio, de ser um momento de congratulação entre os irmãos:

É uma vitória, ou mais uma vitória de todos aqueles que amam o estudo sistêmico de uma teologia genuinamente bíblica; diga-se de passagem, algo que necessitamos como nunca!  O Encontro PETRA oferecerá aos participantes a possibilidade de ouvir homens preparados que desde muito tempo desenvolvem um trabalho na área da educação cristã e teológica por esse Brasil à fora e exterior; trata-se de homens com um currículo "invejável", capaz de fazer frente com muitos palestrantes de renome.  Digo tudo isso sobre os palestrantes para informar ao amigo leitor que estamos sendo brindados pelo Senhor, na instrumentalização das Igrejas Presbiterianas do Brasil em nossa região, de participarmos de um evento de tamanha envergadura que até pouco tempo atrás somente os grandes centros eram servidos por esse privilégio.  Estamos sendo servido por um prato que os grandes eventos servem.  Não precisaremos sair de nossa cidade para ouvirmos homens de tamanha envergadura no que tange ao estudo qualificado sobre os temas propostos.

Sabe o que isso significa? Significa que estamos no caminho certo!  Angra está entrando de uma vez por todas no calendário dos grandes eventos da educação teológica.  A Assembleia de Deus - Min. Sul Fluminense -, através de sua Faculdade Teológica Sul Fluminense - FATESF -, realiza anualmente sua Escola Bíblica; a Assembleia de Deus - Min. de Madureira -, realiza anualmente seu EBOM; a Igreja Batista - IBACEN -, constantemente realiza seminários marcantes e profundos, a isto se soma outros eventos na área da educação que coloca nossa cidade no caminho do desenvolvimento progressivo de uma educação sólida que culminará num evangelho sem engodo.

E agora para coroar, e coroar com coroa de ouro mesmo, as Igrejas Presbiterianas do Brasil, através do Presbitério de nossa região, realiza aquele que será, cremos e para isto oramos, o maior evento da Teologia Reformada em nossa cidade de Angra dos Reis.

Cremos piamente num retorno aos ideais da reforma, cremos nos ideais da Teologia Reformada, cremos numa mudança radical dos princípios norteadores da fé para o século XXI, e cremos que essa mudança se dará pela educação da Teologia Reformada.

Espero por você, ok?

Abraços,

É isso.

domingo, 16 de setembro de 2012

Um rápido pensamento sobre a política

Está se aproximando um momento muito importante para todos os cidadãos brasileiros, exercer sua cidadania, votando para ajudar a eleger os vereadores que representarão o povo na Câmara (ao menos em tese) e o prefeito que executará as leis.  

Sabe?  Confesso que o que mais me preocupa, e preocupa também os homens de bens, é esse período que precede as eleições, por tudo que o envolve.  Sabe de outra coisa?  Confesso que me preocupa muito o envolvimento cada vez mais crescente de líderes eclesiásticos com o poder temporal.   Bom, entendo que o homem é um ser político e que lideranças eclesiásticas exercem influências, pois são formadores de opinião; no entanto, o que nos preocupa muito é a forma leviana, heterodoxa e menos evangélica com que esse envolvimento é caracterizado. 

Cada vez mais percebemos a graça de Cristo se tornar para muitos uma "graça malbaratada", como    pregou Dietrich Bonhoffer nos idos de 1940.  Eles aram um balcão e negociam o sagrado; encaram as ovelhas como eleitores e as negociam.  Que o Senhor nos proteja para os poucos que ainda existem não se permitam entrar por esse caminho aparentemente sem volta.

É isso... por enquanto.