Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



terça-feira, 19 de maio de 2009

REFLEXÕES SOBRE A TRINDADE

"Eu não sei qual das três pessoas da Trindade eu mais amo, porém isso eu sei, eu amo a todas três"
Samuel Rutherford
.
A doutrina da Trindade é de difícil entendimento, no entanto, é uma doutrina bíblica. Destarte, não se pode ter outra atitude se não aceitá-la. Trata-se de três pessoas, autônomas e dissolúveis, e um Deus em essência.
.
Assim descreve o Pr. Joel R. Beeke sobre a Trindade:
.
"Quando estamos motivados pelo grande amor de um Pai que deu Seu único Filho, e somos movidos pelo Filho que Se deu a Si mesmo, e somos movidos pelo Espírito Santo que tem a paciência de operar em pecadores tão difíceis como nós, somente podemos caminhar de uma forma gostosa e desejosa com este Deus Triúno".
.
Que maravilha! Percebe-se na história humana o envolvimento de Deus. Há uma preocupação em Deus de se fazer presente na vida e na história do homem. Nessa relação vertical, e de pura passividade do homem, presencia-se o envolvimento nítido de um Deus triúno. O Pai que ama o homem e dá Seu Filho; o Filho que ama o homem e Se dá e o Espírito Santo que opera no homem, pecador e mortal.
.
Há um conceito de Trindade pensado por William P. Young, que o atrela à relação de amor e relacionamento. Eis o que ele diz:
.
"Não somos três deuses e não estamos falando de um deus com três atitudes, como um homem que é marido, pai e trabalhador. Sou um só Deus e sou três pessoas, e cada uma das três é total e inteiramente o um (...) O importante é o seguinte: se eu fosse simplesmente Um Deus e Uma Pessoa, você iria se encontrar nessa Criação sem algo maravilhoso, sem algo que é essencial. E eu seria absolutamente diferente do que sou. (...) E os homens estariam sem amor e relacionamento. Todo amor e relacionamento só são possíveis para vocês porque já existem dentro de Mim, dentro do próprio Deus. O amor não é limitado. O amor é o voo. Eu sou o amor".
.
No conceito de Young, a Trindade se apresenta e se relaciona na existência para levar ao homem
o entendimento da relação firme, sólida, essencial à vida, entre o amor e o relacionamento. Deus é amor. A Trindade existe harmonicamente.
.
Pode até ser uma doutrina de difícil entendimento, mas, indubitavelmente, de fácil aceitação. Digo isso, pois todo aquele que se predispõe a aceitá-la, sente na alma a presença real e substancial das três pessoas na essência de um único Deus Triúno.
.
Sola Scriptura.
.
WJ

Nenhum comentário: