Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



terça-feira, 2 de junho de 2009

Existe algo de estranho no reino da "Dinamarca"

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - isso é vaidade de baixo nível. Há os que desejam tê-lo para edificar outros - isso é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - isso é sabedoria."
Barnardo de Claraval
.
Confesso que minha mente não concebe a idéia de uma aliança entre o sagrado e o profano. Ainda que as circunstâncias lutem implacavelmente para me fazer aceitar tal pressuposto, não consigo vislumbrar, à luz da Santa Palavra de Deus e da tradição histórica da santa igreja do Senhor, um fim saudável e vitorioso para os que aderem tal aliança.
.
Ontem foi uma noite especial no Instituto de Teologia! Discutíamos, em Teologia Contemporânea, os pensamentos de Karl Barth sobre "A Comunidade", no seu livro "Introdução à Teologia Evangélica" (Editora Sinodal). Após um debate sadio que desembocou num ambiente profícuo e salutar, tomei a palavra e disse à classe: "Meus irmãos, entendemos que se a Palavra entrar em nossos corações, ela nos obriga a transmitir uma palavra à sociedade. A Palavra de Deus, uma vez dentro de nossa mente, impele-nos à realizações comportamentais".
.
Não duvido dessa verdade barthiana, até porque é genuinamente bíblica. Sabemos que há muitos pontos na teologia de Karl Barth que devemos nos aprofundar e, até certo ponto, deixar de lado no que tange à adoção de uma linha a ser seguida, mas especificamente aqui, quando ele pensa a relação entre a Palavra e a Comunidade, percebo uma ortodoxia desembocando na ortopraxia, ou seja, a prática do amor.
.
E toda essa ação noturna, numa sala de aula de uma academia teológica, levou-me a algumas indagações:
.
Por que muitos homens de Deus, ou ditos homens de Deus, que tiveram um envolvimento com o sagrado no início de seus ministérios, conseguem se sentar à mesa dos ímpios e fazer negociatas?
.
Por que lidam com a Igreja (a "Comunidade" Barthiana) como se fosse uma empresa da família?
.
Por que muitos não conseguem entender que a cultura, os tempos e tantos outros aspectos da vida mudaram, mas as verdades fundamentais do Evangelho não mudará jamais?
.
Por que essas atitudes me levam a crer cada dia mais que muitos não aceitam mais os pressupostos teológicos da escatologia, principalmente a vinda do Senhor e a vida eterna?
.
Não adianta adquirir sabedoria, se esta não for usada para a edificação do corpo. A sabedoria que foge a essa essência, não é a sabedoria que vem do alto. Faz-se necessário entendermos que as verdades teológicas que sustentam historicamente a Igreja são imutáveis e é por elas que devemos lutar, custe o que custar.
.
De um subversivo, mas crente em Jesus e no seu Evangelho.
.
Sola Scriptura.
.
WJ

6 comentários:

Ana Paula Esquivel disse...

Olá professor,
Concordo: a cultura pode mudar, mas a essência do evangelho sempre será a mesma. Afinal, não há como agradar a dois senhores!
Deus o abençoe!
Ana Paula

William de Jesus, Pr. disse...

Graça e paz, Ana Paula!!
Muito obrigado por acompanhar minhas meditações, e pelo seu comentário.
Minha oração e desejo é no sentido de que jamais percamos o nosso foco: sermos envolvidos pelo evangelho genuíno.
Um forte abraço.

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

A palavra como fonte da revelação de Deus para Barth, alem de que Karl também deixou registrado:

" nos pregadores e professores da Igreja, com temor mas também com alegria, somos chamados a servir a palavra de Deus na Igreja e no mundo através de nossa prédica e doutrina".

Sou eu!!!!!!!!!!
Danilo Lemos.(Th.M)
Acesse meu blog: www.vivendoteologia.blogspot.com
e minha pagina no orkut.

William de Jesus, Pr. disse...

Graça e paz, meu amigo Danilo Lemos!!
Obrigado por acompanhar meus pensamentos.
Estamos no mesmo barco, pois firmamos o mesmo ideal.
Abração

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Pastor Willian, acho que não me reconheçeu sou o Danilo do IBAD, estudamos juntos.
Obrigado pelo acesso em meu blog e já lhe adicionei.

Danilo o Teologo por condição e opção.

Anderson disse...

Muito boa a reflexão... Aliás, como sempre!

Parabéns pela ousadia, temor e profundos textos!

Paz!

Anderson