Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



sábado, 6 de junho de 2009

NÃO SOU CANTOR, SOU LEVITA

"E habitaram os sacerdotes, e os levitas, e alguns do povo, tanto os cantores como os porteiros e os netineus nas suas cidades, como também todo o Israel nas suas cidades." Esd 2.70
.
Recentemente, estive ministrando a Palavra do Senhor em uma festividade de jovens e fiquei pensativo diante de uma afirmação feita por uma irmã (convidada para cantar no evento). Assim como a maioria dos cantores modernos, ela disse:
.
"Primeiro que não sou cantora, sou levita. E isso tem uma diferença enorme."
.
Incrível é que à semelhança dessa irmã, muitos cantores, hoje, estão se autoentitulando levitas. Pensam que fazem parte de um ministério mais abrangente, santo ou similar. No entanto, o que a Bíblia fala sobre os levitas?
.
(a) Primeiro, os levitas, ou filhos de Levi, eram antes uma tribo secular, mas que se tornou a tribo sacerdotal, pois deles procederam os sacerdotes (descendentes de Arão) e os levitas (os demais membros da tribo).
.
(b) Os levitas eram os descendentes de Levi, filho de Jacó, e pai de Gérson, Coate e Merari, de onde vem os gersonitas, coatitas e meraritas. No capítulo 4 do livro dos Números, temos o ministério dos levitas:
.
1) Ministério dos filhos de Coate (Nm 4.5-20). Cuidar dos utensílios do Tabernáculo.
.
2) Ministério dos filhos de Gérson (Nm 4.21-28). Levar as cortinas, a tenda, a coberta do Tabernáculo.
.
3) Ministério dos filhos de Merari (Nm 4.29-33). Levar as tábuas, os varais, as colunas, as bases do Tabernáculo.
.
Como se depreende do texto supra, o ofício dos levitas era o serviço do altar. Trabalhar em prol do Tabernáculo. Tudo que diz respeito ao Tabernáculo era ofício dos levitas, inclusive as ministrações, pois os sacerdotes eram oriundos dos levitas.
.
Entendo que todos aqueles que se predispõem em servir ao Senhor de coração, tornam-se um de seus levitas. Confesso que não entendi ainda de onde tiraram que os levitas formam, hoje, um ministério somente voltados àqueles que cantam. Quando meditamos nos Salmos, podemos perceber que o salmista convoca todo o povo de Israel a adorar ao Senhor.
.
Além do mais, louvar ao Senhor é algo que ultrapassa a idéia de cantar. Há muitos que cantam, mas não louvam ao Senhor. Louvar ao Senhor está intimamante ligado à prestação de culto, e prestar culto é algo que vai muito além de cantar. O culto é prestado nas minhas ações, no meu silêncio em reverência, nas minhas ofertas, enfim. Desta forma, todos somos levitas. À semelhança dos levitas no antigo Testamento, todos nós temos uma responsabilidade diante do Senhor e com sua obra. Todos temos um ministério.
.
Confesso que não concebo a idéia de uma grande diferença entre cantar e ser levita. Confesso também que é de uma prepotência muito grande alguém desejar autoentitular levita na consciência de que, com essa titulação, consegue um ministério maior.
.
Entendo que ser levita é servir ao Senhor. É fazer parte da tribo escolhida para o ofício do Tabernáculo e para o ofício sacerdotal.
.
Sola Scriptura.
.
WJ

7 comentários:

ADELSON PIMENTA disse...

Meu Pastor e amigo WILLIAN, como de praxe, muito lúcida e didática sua análise. Isso me fez recordar uma vez em que um Pastor de outro estado esteve pregando numa grande sede da Assembléia de Deus, em Angra, onde os valores musicais são imensos, principalmente na mocidade. No entanto, não sei qual a percepção que teve o Pastor daqueles cânticos, mas na hora de ministrar a palavra de DEUS, e le abriu cantando um hino confessadamente desafinado (talvez tenha sido de propósito para anunciar o que viria)"não tenho o mesmo talento de muitos dos cantores desta igreja, que é um celeiro, mas quero informá-los que o que sobe não é a entoação e sim o perfume do cântico", disse. Não sei exatamente o porquê, mas deixo essa passagem para reflexão, pois sua postagem me fez lembrá-la.

William de Jesus, Pr. disse...

Caro Adelson, graça e paz!!

Obrigado por acompanhar minhas meditaçõese comentá-las. Foi muito pertinente a palavra do pastor. Não podemos, de forma alguma, inverter os valores e fundamentos da fé cristã, prescritos na Bíblia Sagrada.

Um abraço

Danilo disse...

Pastor Willian!

Estamos mesmo vivendo um momento complicado, onde o egocentrismo impera e a bandidagem corre solta.

Cantores querem ser levitas, pastores, querem ser apóstolos...

Otimo Texto.

Queria aproveitar a oportunidade para lhe apresentar o meu blog, o Genizah e recomendar uma visita. Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

Mas já adianto que por lá a coisa é mais no esculhambação com esta patota modista gospel!

Graça e Paz!

Danilo


http://genizah-virtual.blogspot.com/

Suzana Rodrigues disse...

Shalom Adonai, pastor não entendi muito bem oque o senhor quiz passar com essa postagem, Em meu blog tem um artigo que diz oque é ser um levita e creio que os crentes de verdade devem saber de onde vem esse nome.
Uma coisa eu concordo é que o Louvor não é somente cantar, mas concordo tbm que cantar em forma de louvor é uma das maneiras mais bonitas de se chegar no coração das pessoas. Eu tive certeza de que queria aceitar a Jesus como meu senhor e salvador quando vi um grupo de jovens cantar!!!

Eu não fiz teologia nem sou pastoura mas creio que se um crente tem o dom de se achegar a Deus atravez da musica, nao importa se ele é levita ou não, mas que faça. Há muitos cantores ai no mundo ganhando as pessoas pra satanas, os levitas devem sim servir ao tabernaculo com musicas.
A PAZ DO SENHOR!

visite meu blog:
para-levitas.blogspot.com
é um blog novo, faço questao dos comentarios de um servo de Deus. obrigada.

Débora disse...

A Paz do Senhor pastor William
entrei aqui por uma pesquisa do google sobre diferença entre levita e cantor envangelico.Olha estou começando agora a louvar na minha igreja tenho 1 ano e 8 meses de convertida e confesso q nao ficou muito calro pra mim sua explicação.Amo ajudar na obra de Deus,dependo disso,e por muitas vezes ja falei q sou levita da casa do Senhor.Apesar da inexperiencia Deus tem me usado e hj sou regente de jovens onde congrego.Não sou CANTORA,ja fui até mt criticada por nao ser.Como disse o irmão à cima dão valores de mais as grandes vozes e criticam muito as vozes nao tão belas(para eles).creio que Deus quer algo mais que beleza e afinação.Mas é uma coisa q meche conosco que esta começando,porque a cobrança do homem é muita.Agora gostaria que o pastor me respondesse se a minha ideia de me achar uma levita não esta condizente à palavra de Deus???..

Unknown disse...

a paz do senhor pastor eu tinha uma dulvida a respeito dos levitas e dos cantores mais graças a Deus já foi esclarecido eu tambem li na biblia que tem tribo de levi da onde saiu os levitas e sacerdotes que cuidam do templo ñ de palco sim do pulpito da casa do senhor ai esta o levita onde esta o cantor nos palcos da vida falando que estão adorando mais a biblia dis que os verdadeiro adoradores adorarão em espirito em verdade

edvaldo disse...

a paz do senhor eu tinha uma pequena dulvida a respeito dos levitas e dos cantores mais eu tenho lido na biblia que os levitas saírão da tribo de levi que cuidavam do tabernaculo do senhor onde esta os levitas da casa do senhor estão nos palcos da vida se alto titulando cantore mas a biblia dis que os verdadeiro adoradores adorarão o pai em espirito e em verdade ñ de empocrezia levidas cuide do templlo do rei porque quem foi encubido de trzer a arca foram os sacerdotes ñ carro novo