Há cada dia que passa, mais me convenço de que o evangelho perde o sentido para muitos. Muitos que frequantam igrejas regularmente, muitos que estão devidamente inscritos na igreja institucional, cantam nos conjuntos, até comungam da Santa Ceia do Senhor. São batizados nas águas "por imersão" (como se fosse mais bíblico); no entanto, o evangelho que seguem não tem sentido. Parece paradoxal?
.
Acredito piamente que muitos não se desviam dos caminhos do Senhor - no sentido de não saírem da igreja-instituição - por razões sociais. Estão acostumados à vida social da igreja; ali estão seus amigos e colegas e cultos; ali eles nasceram, desenvolveram-se, criaram raízes. Não sei se saindo do meio eclesiástico conseguiriam viver com o mesmo entusiasmo em que vivem. Pura conveniência! Sim, é conveniente para muitos levar a vida que levam ... socialmente.
.
Acredito piamente que muitos não se desviam dos caminhos do Senhor - no sentido de não saírem da igreja-instituição - por razões sociais. Estão acostumados à vida social da igreja; ali estão seus amigos e colegas e cultos; ali eles nasceram, desenvolveram-se, criaram raízes. Não sei se saindo do meio eclesiástico conseguiriam viver com o mesmo entusiasmo em que vivem. Pura conveniência! Sim, é conveniente para muitos levar a vida que levam ... socialmente.
.
Acredito piamente que muitos continuam na igreja-instituição por que gostam da vida que levam. São amigos dos evangélicos. Gostam de cantar ao microfone, gostam de fazer os solos e ver a igreja "alvoroçar" sob o poder de Deus; gostam dos movimentos pentecostais que levam-nos ao êxtase inexprimível e ao "reteté" indizível. Gostam dessa vida.
.
Acredito piamente que muitos continuam na igreja-instituição por que é dali que retiram sua sobrevivência. São "pastores" e supostos "líderes" que já não acreditam nos princípios basilares da fé cristã. Não tem temor em manchar o nome do Senhor Jesus, quando se vendem por algumas migalhas, quando negociam "suas" ovelhas. Princípos como céu, inferno, arrebatamento da igreja, santidade, alienação do pecado, etc.; não fazem parte da conduta desses homens. O que importa é o dinheiro, o status social. É a partir daí que se mede a suposta presença de Jesus em sua vida.
.
O Evangelho, para esses, não possui sentido algum. O que Jesus ensinou - tudo aquilo que está na Bíblia - não tem valor, pois se afastaram dos princípios norteadores da fé cristã.
.
Quando o Evangelho perde o sentido não somos mais o que Jesus desejou que fôssemos.
.
Quando o Evangelho perde o sentido não nos importamos com as ações - consequências de um coração transformado - mas com as ações - c0nsequências do legalismo.
.
Quando o Evangelho perde o sentido os princípios são utopias não possíveis.
.
Quando o Evangelho perde o sentido somos mais um no meio da multidão.
.
E quando Cristo voltar? "Achará fé na terra"?
.
Sola Scriptura
4 comentários:
PR. William, paz do Senhor Jesus!
Navegando pela internet me deparei com seu blog, iniciando a leitura, muito me interessou o tópico. Permita-me fazer alguns comentários.
Concordo com o pastor, existem, infelizmente, no meio da igreja pessoas com filosofias completamente desvirtuadas do Evangelho deixado por Cristo, pessoas que querem ser crentes (aquele que crê) e estão longe de querer ser Cristãos Protestantes. Manifestar crença sem vivenciá-la é exatamente o que faziam os escribas e os fariseus, criam, porém de forma desvirtuada e fora do contexto da misericórdia de Deus. O deus deste século - me refiro ao dinheiro-, infelizmente, faz cativos os “crentes” de modo que, o trabalho vem na frente da igreja, ganhar dinheiro passa a ser mais importante do que louvar a Deus e ler sua palavra. Alguém me disse que, nosso tempo é dividido em prioridades - o que está absolutamente correto-, deixam a Deus em ultimo plano, daí, creio eu, começa sua desgraça. Uma expressão popular dentro das igrejas, que durante um tempo foi jargão é: “brasa sozinha se apaga”; uma verdade e tanto. Esse apagar leva muitos a ruína, continuam figurando no roll de membros e até de dizimistas –o que importa para os falsos pastores- porém, longe da presença de Deus. Esquecem-se que Deus tudo pode ver.
Quanto à última pergunta, creio que sim, Cristo achará fé na terra, sempre ouve os remanescentes e é por eles que Deus ainda mantém e manterá este mundo até sua volta.
A paz do Senhor Jesus!
VITOR - vitor@adcarioca.org.br
Excelente texto, amado!
Parabéns!
Deus continue lhe abençoando!
Anderson
Amado Rev. Ânderson, fico feliz em receber sua visita em meu modesto blog. Estive viajando, mas volto ao trabalho para blogar algumas reflexões.
Que o Senhor continue nos abençoando,
William de Jesus, Pr.
Graça e paz, Vítor!
É bom tê-lo como leitor e acompanhante do meu blog. Desculpe-me pela demora em te responder, mas estava viajando.
Você tem razão, tem muitos desejosos por serem crentes, mas não desejam ser protestantes.
O Senhor achará na terra, sim, meu amigo. Afinal de contas, estaremos aqui o esperando, não é mesmo?
Abraços,
William de Jesus, Pr.
Postar um comentário