Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



terça-feira, 9 de novembro de 2010

E NOSSO SISTEMA EDUCACIONAL, HEIN?

Por motivo de trabalhos intensos, estive um pouco ausente quanto às postagens nesse modesto blog.  São inúmeros os eventos que preciso participar, somado ao trabalho escolar (professor que sou!!); afinal de contas, estamos às portas do final do ano letivo e quarto bimestre é sempre mais curto e, por isso mesmo, mais trabalhoso.

No entanto, graças a Deus, aqui estamos para pensarmos sobre um assunto que vem me intrigando ultimamente.  Li um artigo escrito pelo blogueiro e meu amigo particular, Adelson Pimenta, em que ele cita um parlamentar de Angra dos Reis, numa inauguração de escola pública, discursando e proferindo essa joia: "Quanto mais alunos em sala de aula hoje, menos homens nos camburões amanhã!".  Não resta dúvida de que se trata de uma frase bem montada, de impacto.  Só que tenho minhas dúvidas se condiz com a verdade plena, ao menos, nessa proporção.  Acredito que seja muito importante e salutar o ensino sistemático para a formação do caráter, mas acredito piamente que a educação precisa passar por uma grande discussão.  Penso que o caminho para o sucesso educacional é a despolitização.  A partir do momento em que a educação deixou de lado seu relevante papel na vida da sociedade, passando a figurar como meros números para se obter dividendos políticos, ela decretara seu fim.

Há solução para o sistema educacional brasileiro?  Há solução para um sistema falido, desacreditado?  Para um ENEM sem o mínimo de crédito?  Afirmo que sim.  Há, portanto que se pensar em educação como verdadeiros educadores, e não como aspirantes.  Em educação, o retorno está no sucesso de nossos alunos e não no retorno  capitalista de educadores, enquanto seus próprios filhos estejam em escolas modelos, diga-se de passagem, paticulares.  O sucesso de nossa educação está no retorno às origens, em que se prestava solidariedade ao professor, respeito e satisfação.  O professor precisa ser visto novamente como um líder na formação do caráter de nossos jovens; não pode ser massacrado e nivelado por baixo. 

A frase do parlamentar angrense (Vereador José Antônio) não traz em sua essência uma inverdade, não; muito pelo contrário.  Mas, é preciso fazer muito mais que proferir frases de impacto. Há uma necessidade urgente de se fazer uma longa discussão sobre educação.  Está constatado que alguns cursos de licenciatura na cidade do Rio de Janeiro, estão fechando por falta de procura.  Muitos não desejam mais o magistério.  Por quê? ... Em pensar que D. Pedro II, caso não fosse imperador, queria ser professor....

Sou professor com orgulho, amante de minha profissão; mas não fecho os olhos para a realidade.  Penso que a quantidade de alunos em sala de aula nos moldes de hoje, diminuirão, sim, o números de homens no camburão amanhã, mas pelo poder da educação simplesmente; quando poderia acabar, extirpar com o número de homens nos camburões.

É o que penso.

Um comentário:

EV Almir Dionisio disse...

Paz,,, Pr,,parabens pelo tema atual e relevante,,, que Deus possa continuar sempre te usando como homem de Deus e como ensinador preocupado com as questões espirituais,politicas e sociais deste nosso Paiz... DEus abençoe... Paz....