Senhor, ajude-nos a cairmos sempre prostrados aos seus pés em sinal de constrangimento, submissão e amor!



segunda-feira, 9 de julho de 2012

Doutrina X Escolas Teológicas

Há pessoas que confundem o que é essencial daquilo que não seja essencial.  Lembro-me que li um livro na época de seminário,intitulado "Opções Contemporâneas na Escatologia", de Millard J. Erickson, Editora Vida Nova; em que o autor cita uma frase interessante:


"Nas questões essenciais, que haja unidade;
Nas questões não essenciais, que haja liberdade;
Em todas as questões, que haja caridade."


Penso que esse seja o caminho.  Liberdade quanto às escolas teológicas; unidade quanto à sã doutrina e caridade, respeito e harmonia em todas as questões.  


Percebo muitos fazendo de sua opção teológica (exemplo, calvinismo x arminianismo; pré tribulacionismo x pós tribulacionismo, etc),verdadeiro "cavalo de batalha", criando até mesmo inimizades.  Penso que devemos estudar as escolas teológicas, submeter-nos àquelas pelas quais somos convencidos; estruturarmos um pensamento sólido, coeso e sério; no entanto precisamos estar abertos,respeitosamente, para aqueles que não pensam da forma como pensamos.  Há a necessidade mais que urgentes de amadurecermos filosófico e teologicamente para entendermos que nossa guerra é para a manutenção da Sã Doutrina.  Por esta devemos lutar incansavelmente; morrermos, caso seja necessário.

A submissão incondicional à Sã Doutrina é nosso norte, pois ela é a base da salvação de nossas almas; é a bússola que nos orienta ao céu; é o caminho que nos conduz à santidade diária, crescente e envolvente.  A Sã Doutrina é objetiva, clara, perene e está fechada nas Escrituras Sagradas.

Já as escolas teológicas são estudos, linhas de pensamentos, estruturas coesas e coerentes que servem de ferramentas para um entendimento maior e mais amplo da Doutrina de Cristo.  Primeiro, parte-se de uma Doutrina, para, então, firmar os pensamentos e escolas teológicas.

Não se pode duvidar do retorno de Jesus para buscar os salvos.  Isso é Doutrina.  No entanto, se esse retorno acontecerá antes ou depois da Grande Tribulação pertence aos estudos teológicos, daí, ter-se várias escolas teológicas.  As escolas teológicas, portanto, estão ligadas à Doutrina no que tange à percepção e objeto de estudo; mas, sobretudo, estão submissa à Doutrina.

Portanto,

Nas questões de doutrina, unidade;
Nas questões de escolas teológicas, liberdade;
Em todas as questões, caridade.

É isso.

Soli Deo Glória!

Um comentário:

Altemar Oliveira disse...

Graça e PAz, gostei muito do blog, parabéns pelo trabalho